O regresso às aulas e os desafios da imunidade
Se por acaso o seu filho é um daqueles que fica doente com mais frequência do que você gostaria, ou se você apenas quer otimizar o sistema imunológico, aqui estão algumas das recomendações na prevenção de gripes e constipações testadas e comprovadas para crianças.
O aumento da imunidade não acontece apenas durante o Inverno, então pode começar a adotar essas estratégias no início das aulas e, em seguida, continuar em segurança durante a época de gripes e constipações (outono até o final do inverno / início da primavera), para ter a imunidade ideal, evitar doenças e manter a sua criança saudável o ano todo. Essas dicas têm evidências científicas, seguras e você ficará feliz com os resultados!
O sistema imunitário das crianças em construção
A verdade é que, enquanto para umas crianças basta apenas uma alimentação mais natural e menos processada, repleta de frutas e vegetais cheias de cor, brincar e ser amada para ser saudável o ano inteiro, existem outras que são propensas a gripes, amigdalites, bronquites, otites e todas as “ites” que existem. Todo este processo de doença da criança adiciona uma boa dose de stress e cansaço aos pais, e ao metabolismo das crianças, com noites mal dormidas, faltas ao trabalho e à escola.
É muito mais fácil prevenir doenças do que gastar tempo em visitas ao consultório médico e passar por inúmeras doses de antibióticos que muitas vezes não funcionam, e têm efeitos secundários a médio e longo prazo. Portanto, reserve um tempo AGORA para estabelecer hábitos saudáveis para o resto da vida e comece com esses “requisitos” básicos para qualquer plano para ter uma imunidade eficiente. Existem alguns nutrientes considerados nutrientes da SUPERIMUNIDADE, porque têm um grande impacto no sistema imunológico. Então, como oferecemos esses nutrientes aos nossos filhos? Em primeiro lugar através dos alimentos. A comida é sempre a melhor fonte de nutrientes para as crianças. Seguir a dieta do arco-íris.
Estes nutrientes passam por incluirmos na dieta determinados alimentos, assim como eliminar outros:
- Elimine o açúcar: Sabia que, em apenas 30 minutos após a ingestão de açúcares simples (como glucose, açúcar branco e frutose), a capacidade dos glóbulos brancos (chamados macrófagos) de "comerem" vírus e bactérias que tentam invadir o nosso corpo DIMINUI em 50%? Sim... É verdade, e esse efeito dura pelo menos 5 horas! Foi demonstrado que manter os níveis de açúcar no sangue saudáveis melhora a atividade do sistema imunitário. E quando falamos em eliminar estamos a falar também, dos sumos de fruta!
- Coma frutas e vegetais coloridos: Quando temos uma infeção, NÃO é o vírus ou bactérias que nos fazem sentir mal. É a nossa própria resposta imunológica com aumento do stress oxidativo e radicais livres que nos fazem sentir tão mal. Cada cor existente nos alimentos fornece um poder antioxidante diferente para eliminar os radicais livres e ajudar-nos a sentirmos melhor e mais rapidamente - por isso, coma um arco-íris todos os dias. Se seus filhos ainda não são os maiores apreciadores de vegetais, dê a eles uma boa dose de antioxidantes através de um smoothie cheio de frutas, ou vegetais através de uma sopa, purés ou um molho, ou outra forma que conheça-seja criativo!
- Inclua proteína de qualidade em todas as refeições: A proteína não deve ser esquecida (carnes magras, peixe do mar selvagem, ovos, feijão, lentilhas). É um macronutriente muito importante para que o nosso sistema imunológico seja eficiente. É necessária proteína para que se produzam as células que lutam contra as infeções, e para o processo de desintoxicação. Isso significa que o seu filho precisa de quantidades maiores, em comparação com os micronutrientes.
- Aposte em alimentos antivirais naturais: Isso inclui óleo de coco, alho cru, tomilho, orégãos, gengibre, chucrute e outros alimentos fermentados, romã, vinagre de maçã e cogumelos medicinais (ex: shiitake).
- Durma o suficiente: Descansar pouco interfere diretamente com a resposta do Sistema Imunitário, aumentando a suscetibilidade a infeções. Na verdade, o sono aumenta o número e a capacidade dos seus glóbulos brancos de combaterem infeções virais com mais eficiência. Por outro lado, a perda de sono, mesmo por algumas horas à noite, aumenta a inflamação em nosso corpo, o que nos torna mais suscetíveis a contrair infeções e ter sintomas mais graves. Portanto, priorize o sono e certifique-se de que toda a sua família esteja a dormir horas suficientes.
- Conecte-se com a natureza e mexa-se: O exercício moderado pode aumentar a produção de macrófagos, o tipo de glóbulos brancos que “comem” bactérias e vírus. No entanto, o exercício intenso pode diminuir temporariamente a função imunológica e aumentar o stress oxidativo - então não exagere! À medida que otimiza os nutrientes na dieta dos seus filhos, irá descobrir que você e eles adoecem com menos frequência. Não é fantástico? No entanto, quando a criança está muitas vezes doente pode ser um dos principais sinais de que a criança precisa de um pouco mais de reforço de nutrientes. É aí que um bom suplemento é útil para conseguirmos chegar ao nível ótimo. Crianças com défice alimentar por um longo período, pais que deixam de confiar na qualidade dos alimentos, pelos solos empobrecidos, ou para aquelas crianças que não comem uma grande variedade de alimentos - por exemplo, crianças pequenas, crianças particularmente exigentes ou adolescentes com muitas atividades diárias e que não querem levar alimentos saudáveis para a escola, se estiverem sob muito stress, a suplementação pode ser uma ajuda essencial.
Conheça os nutrientes-chave para uma maior defesa imunitária:
Multivitamínico
Algumas das vitaminas particularmente importantes são a vitamina A, a vitamina C e a vitamina D, e alguns dos minerais são o zinco e o ferro. Um multivitamínico / mineral é uma boa maneira de cobrir o básico e garantir a ingestão ideal de nutrientes para a saúde imunológica.
Óleo de Fígado de Bacalhau

Probióticos

Vitamina D3

Vitamina C
Equinácea
Foi demonstrado cientificamente que apoia o sistema imunológico, previne a recorrência de infeções respiratórias superiores e bronquite, e também previne infeções secundárias, evitando que infeções se transformem em infeções bacterianas mais difíceis de combater.
Cogumelos Medicinais
Como parte de um protocolo diário, a combinação de cogumelos medicinais, incluindo shitake, reishi e maitake, por exemplo, fortalece o sistema imunológico e demonstraram prevenir infeções respiratórias superiores (resfriados com tosse, infeções de ouvido e sinusites), devido às suas propriedades antivirais.

Immunoberry Liquid 118ml - Designs for Health
Como integrar a suplementação na rotina das crianças:
Probióticos: tomar diariamente, em pó, saquetas ou mastigável misturados num batido, iogurte ou puré de maçã
Vitamina D3: em gotas, idealmente com refeição e alguma gordura para melhor absorção
Multivitamínicos com vitamina C e zinco: fáceis de administrar, de preferência em pó
O regresso às aulas traz consigo novos desafios para o sistema imunitário das crianças mais pequenas. Constipações fazem parte do processo de crescimento. Mas este momento pode ser também uma oportunidade preciosa para cultivar hábitos saudáveis e fortalecer as defesas naturais... Nutrientes como os probióticos, a vitamina D, a vitamina C e o zinco oferecem um suporte suave e eficaz, ajudando os mais pequenos a atravessar esta fase com mais vitalidade e resiliência!
Por isso, recomenda-se iniciar a suplementação no começo da época de constipações e gripes (ou a partir do momento em que se começa a tomar consciência disso) e mantê-la até ao final da estação.