Envios gratuitos acima de 30 €

AJUDA E CONSELHOS: shop@natureheals.pt | 961654507

Suplementos para melhorar o equilíbrio hormonal nas mulheres: os nossos favoritos!

woman post 1

Tem de aguentar, dê tempo, isso não é nada e todas ficam assim nessa idade são respostas que as mulheres ouvem desde a adolescência — no surgimento das primeiras dores menstruais — até à idade adulta — e a chegada da menopausa e dos primeiros afrontamentos

Se todos os meses desespera com crises hormonais como essas, saiba que não está sozinha, pois conheço muitas outras mulheres que passam pelo mesmo e também elas assumem que faz parte. Mas, certamente, no seu seio familiar ou até mesmo em consultas, nunca ninguém lhe expressou com clareza que não tem de continuar a sofrer, que tais sintomas são diagnosticados e tratados e pode, inclusive, prevenir ou curar o desequilíbrio hormonal que está na origem dessa tortura.

Mas, como saber se este é o seu caso? Se tem:

  • ciclos menstruais dolorosos, irregulares ou curtos (de 15 a 20 dias, quando deveria ser entre 28 a 30 dias);
  • irritabilidade ou aquela vontade louca de comer todos os doces lá de casa uma a duas semanas antes de menstruar;
  • problemas de pele, como a acne, que prevalecem apesar de todos os cremes que já experimentou;
  • sensibilidade mamária; ondas de calor; ansiedade ou depressão; fadiga e falta de energia; insónias; dificuldade em perder peso ou dificuldade em engravidar;

Então, são sinais de que pode sofrer de um desequilíbrio hormonal.

A eles, juntam-se quadros e patologias mais graves, como hemorragias, miomas uterinos, síndrome dos ovários poliquísticos ou endometriose. Ou até manifestações que habitualmente não associamos ao desequilíbrio hormonal, como pedras na vesícula.

As hormonas são como mensageiros químicos produzidos pelo nosso corpo e cuja função é exercer uma ação reguladora — regular o crescimento, a reprodução, a função de vários tecidos, etc. Mas, quando o corpo feminino está a tentar comunicar que estes mensageiros não estão a conseguir cumprir a sua função, temos tendência a ignorar. Só que, as hormonas têm efeitos importantíssimos na saúde das mulheres. Por isso, um desequilíbrio hormonal não deve ser considerado como algo normal, pois não o é.

Há que saber conhecer os sinais que o corpo nos dá, agir preventivamente e em direção à cura, em vez de se disfarçar o sintoma com opções que não corrigem o problema subjacente, apenas o escondem.
Este é o primeiro passo!

— Esteja atenta aos sinais, pratique a atenção plena com o seu corpo também e pense que não quer suprimir o sintoma. Essa não é a solução.

Existe um caminho mais orgânico que permite tratar e melhorar tal sintomatologia e, finalmente, melhorar o equilíbrio hormonal. Este, passa por uma rotina diária mais saudável, alimentação anti-inflamatória e pelo fortalecimento do organismo com suplementação — para que possa aumentar os níveis de bem-estar; diminuir a inflamação do organismo durante todo o ciclo menstrual, desde a fase folicular, e, assim, melhorar a qualidade da sua saúde.

Os suplementos não são medicamentos. São sim uma fonte concentrada de nutrientes ou compostos bioativos presentes nos alimentos (concentrados em cápsulas, micro-grânulos, pérolas, comprimidos, extratos, tinturas, xarope, etc.) e que, através da sua atuação em vias metabólicas específicas, promovem o processo de cura, não suprimindo os sintomas, ao contrário do que acontece quando toma um medicamento de síntese química. Existem suplementos desenvolvidos especificamente para prevenir e combater as doenças relacionadas com o desequilíbrio hormonal que ocorre durante a vida da mulher.

Dentro dos nossos suplementos disponíveis no mercado nacional e internacional, de qualidade superior, com eficácia comprovada e suportada em evidências científicas, informação fidedigna e constantemente atualizada — estes são os nossos favoritos para melhorar o equilíbrio hormonal nas mulheres:

1. ChasteBerryVitexExtract›TPM

A planta medicinal mais usada na para aliviar os sintomas da Síndrome Pré-Menstrual (TPM).

O Chaste Berry Vitex Extract é uma árvore medicinal originária da região mediterrânica e reputada desde a antiguidade pelos seus benefícios na saúde da mulher.

Se sofre todos os meses de sintomas como sensibilidade mamária, enxaquecas, dores menstruais, irritabilidade e ansiedade, esta planta é para si.

Serve igualmente como modulador hormonal pois corrige a deficiência de progesterona (sendo que é devido a uma dominância estrogénica e a níveis baixos de progesterona que provocam estes sintomas mais exacerbados).

O Vitex não é necessariamente uma erva de ação rápida e você pode não obter alívio imediato quando começar a tomá-la. Tome pelo menos durante 3 meses consecutivos para assegurar as tão desejadas mudanças, mas vai ver que não se arrepende.

2. Magnésio › Obstipação
 

Fundamental para mulheres que sofrem de obstipação.
O Magnésio  auxilia na produção de energia, reduz a ansiedade, stress, promove o relaxamento, ajuda-nos a manter os níveis de estrogénios equilibrados, mantém a glicémia estável, previne e melhora as dores menstruais e traz igualmente vários benefícios para as mulheres com insónia (por ex: quando se tem dificuldade em manter o sono). Por ser um mineral imprescindível para o funcionamento geral do organismo, é essencial como suplemento para melhorar o equilíbrio hormonal feminino.
Existem duas formas de magnésio mais facilmente absorvíveis pelo nosso organismo – o magnésio glicinato e o citrato, sendo que este último atua como laxante. Pode sempre combinar estas duas fórmulas para atingir a dose adequada para si.

3. Óleo de Onagra › para Acne hormonal
 

Quando toca a problemas hormonais, um dos sintomas mais comuns é a acne, especialmente aquelas lesões inflamatórias que aparecem e desaparecem ao longo do mês nas bochechas, queixo e linha da mandíbula. E não, a acne não é apenas um problema para os adolescentes. A acne na idade adulta é igualmente sinal de desequilíbrios hormonais causados por acontecimentos como a gravidez, a menopausa ou o uso de medicamentos como a pílula. Se já tentou de tudo e a acne hormonal persiste, saiba que o nosso suplemento favorito é o Óleo de Onagra, extraído de uma planta com flores amarelas chamada Oenothera biennis e que cresce tanto na Europa como nos EUA. Tradicionalmente usada para a cicatrização de feridas e no equilíbrio hormonal, é o suplemento perfeito para curar e cicatrizar a pele de acne. Pode tomar o óleo de onagra em cápsulas ou aplicá-lo diretamente na pele.

O óleo de onagra, é igualmente um dos nossos favoritos para a tensão pré-menstrual. 

4. Mio-Inositol › para Infertilidade e Síndrome dos ovários poliquísticos (SOP)
 

A síndrome do ovário poliquístico, ou SOP, é uma das causas mais comuns de infertilidade no mundo mas, muitas mulheres chegam à idade adulta sem nunca terem ouvido falar desta doença causada pelo desequilíbrio hormonal na mulher, muitas vezes relacionado por níveis de andrógenos muito altos. Está ainda intrinsecamente ligada à resistência à insulina. A SOP pode causar vários sintomas, como crescimento de cabelo masculino, acne, períodos dolorosos, bem como problemas metabólicos e dificuldade em engravidar.

Apesar de esta ser uma doença que afeta uma em cada dez mulheres em todo o mundo, a boa notícia é que há uma série de mudanças no estilo de vida que podem reverter a doença. Além dos cuidados com o peso e a alimentação saudável, o suplemento Mio-Inositol demonstrou reduzir o tamanho dos múltiplos quistos e aumentar a qualidade dos óvulos e dos embriões, duas das principais causas da infertilidade relacionada. O mio-inositol é tão eficaz que investigadores descobriram que as mulheres com SOP que tomaram suplementos de mio-inositol atingiram uma taxa de gravidez natural de 30% , num período de 6 meses — e comparando com apenas 18% nas mulheres que usaram metformina, o habitual tratamento da síndrome dos ovários poliquísticos na medicina convencional. 

5. DIM › Metabolismo do Estrogénio Saudável
 

A dominância estrogénica é outro desequilíbrio hormonal extremamente comum. Excesso estrogénio no organismo, pode ocorrer derivado a problemas de metabolização e secreção de estrogénio ou por causa da exposição excessiva a disruptores endócrinos como os ftalatos e produtos químicos e compostos, como os que encontramos em muitos produtos de beleza. Use cosméticos sem toxinas. Evite esses produtos, incluindo sabonetes e champôs, que contêm produtos químicos que desregulam o sistema endócrino, incluindo sabonetes antibacterianos .

Neste caso a solução passa pela aposta em compostos vegetais, como o DIM (di-indolilmetano). Esse grupo de nutrientes é o que torna a família de vegetais das Brassicaceae tão boa para manter os níveis saudáveis ​​de estrogénio. É um perfeito aliado do fígado como inibidor de aromatase, a enzima responsável por converter a testosterona em estrogéneo. Encontramo-lo nas crucíferas como os brócolos, germinados de brócolos, couve de Bruxelas e o repolho. O DIM é ainda capaz de bloquear os efeitos das hormonas androgénicas, causadoras da acne, do cabelo fraco e das oscilações de humor.

6. ASWHAGANDHA › Fadiga
 

Conhecida pelo seu poder anti-fadiga é anti-inflamatória, fortalece o sistema imunitário, combate o stress, a ansiedade, melhora a memória e líbido e é uma excelente aliada nas insónias, assim como as dores articulares e no equilíbrio das hormonas da tiróide. A Ashwagandha é uma planta muito popular na medicina Ayurveda e é também chamada de Ginseng Indiano”. É excelente se está a conviver diariamente com problemas como osteoartrite, fibromialgia e fadiga crónica, e mostrou ser benéfico no tratamento da fertilidade.

Devido à sua habilidade de aumentar a energia e aliviar o stress, ajuda o corpo a manter a homeostase, mesmo em momentos de tensão emocional e física. 

Para corrigir um desequilíbrio hormonal é preciso tempo, atenção e conhecimento. Precisamos de dar tempo e atenção ao corpo e suas hormonas (estas bonitas mensageiras trabalhadoras!), e de conhecimento para conseguirmos combinar os melhores suplementos e os mais adequados a cada situação, porque eles atuam de forma sinérgica.

Recomendamos por isso que consulte sempre um profissional de Saúde, especializado em Saúde Natural Integrativa para garantir que o tratamento é o mais personalizado possível e que encontra a melhor combinação para si.

Estes são os nossos suplementos favoritos para melhorar o equilíbrio hormonal nas mulheres. Complementamos com 4 dicas essenciais, a manter na sua rotina diária:

  • faça uma alimentação anti-inflamatória
  • pratique regularmente exercício físico
  • durma por volta das 22H. É a hora da produção da melatonina. Uma hormona com  excelente poder ANTIOXIDANTE e ANTI INFLAMATÓRIO, que ativa o sistema imunológico, diminui com a idade e normalmente é preciso fazer a sua reposição
  • nunca esqueça a hidratação
  • e… seja criativa! Como mulher, permita-se desenvolver o seu lado mais criativo, a guardar tempo para si e para os seus hobbies, a fazer algo que gosta e que expanda a sua criatividade, também ela incrível na promoção do equilíbrio hormonal, sabia?

Agora já sabe que a resposta para todos estes sintomas femininos é outra, bem diferente da que referimos no início deste artigo, não é? Sim, pode viver sem dor!

Outros temas que podem ser do seu interesse:

Cuide de si.
Você merece.

Vamos falar

Abrir chat WhatsApp.
1
Olá. Podemos ajudar?
Nature Heals
Olá.
Como podemos ajudar?