O meu corpo precisa de um detox?

water

Aprenda a identificar os sinais + desintoxicar o organismo + viver saudável e livre de toxinas


Entrar na moda dos sumos detox milagrosos é fácil, difícil é sair às vezes dela realmente ‘desintoxicado’ e saudável. Confuso? Nós explicamos!

Ao contrário dos detox da moda, a desintoxicação é algo real que o corpo faz naturalmente e todos os dias. O detox é um mecanismo natural do nosso organismo. O que precisamos de fazer é ajudar este processo natural que já existe dentro de nós, no nosso precioso corpo. E para apoiar o nosso corpo a realizar esta desintoxicação, neutralização dos agentes tóxicos, reparação e regeneração, temos de o fazer todos os dias, não apenas de vez em quando.

Por isso, afirmar que beber um sumo verde, por si só, ajuda a libertar as toxinas é errado. O nosso corpo fá-lo naturalmente pois nós temos vários orgãos desintoxicantes. Não só o fígado — o orgão desintoxicante que habitualmente se fala e que tem em si várias fases de desintoxicação — mas também os rins, o intestino, a pele, a linfa e os pulmões. Todos eles fazem parte dos orgãos do corpo humano que têm como função ajudar o corpo a desintoxicar. Mas, para que estes consigam cumprir esta função natural e tão importante para a nossa saúde, são precisos vários nutrientes — desde as vitaminas B Complex  à Vitamina C, e não apenas um simples sumo.

Quando, mais uma vez, não temos esses nutrientes no organismo, ficamos com uma desintoxicação hepática comprometida.

O que podemos ter em atenção em termos de suplementação que ajude o fígado a fazer o seu trabalho de desintoxicação, nas várias fases? Antes de mais, saiba que é importante darmos assistência a cada uma destas fases e potencializarmos esta desintoxicação hepática todos os dias  com a alimentação, com a forma como nos nutrimos, mas também com o que impedimos que entre de toxicidade do mundo exterior. E aqui temos…

— substâncias nocivas presentesem cosméticos;

— plásticos tóxicos (vários plásticos, inclusive os que utilizamos habitualmente na cozinha, têm compostos reconhecidamente tóxicos);

— alimentos cheios de produtos químicos (herbicidas, pesticidas, antibióticos, hormonas e ingredientes artificiais);

— ambientadores e detergentes para a casa;

— as partículas tóxicas que se encontram no ar e na água (estamos expostos a um número sem precedentes decombinações malucas de toxinas ambientais todos os dias, sabia?);

— contaminação por metais pesados;

— poluentes orgânicos, detritos de bactérias, subprodutos do metabolismo proteico;

— antibióticos e outros medicamentos;

— pensamentos menos positivos!

 

Quando falamos em fígado, saiba que há indivíduos com polimorfismos genéticos a nível hepático que os faz, à priori, serem deficitários no processo de desintoxicação. Falo por exemplo do gene da Glutathiona Transferase (GSTM1).

Mas, de um modo geral, o importante é que perceba que beber um sumo detox durante 3 dias não desintoxica!

Como sei, então, que o meu corpo está a precisar de um detox?

Deixamos alguns dos sinais de que o corpo precisa de um detox:

— sensibilidade a alimentos
— dores de cabeça frequentes
— inchaço abdominal
— obstipação
— maior sensibilidade a cheiros de tabaco e perfumes
— alergias
— fadiga, falta de energia
— ansiedade e/ou irritabilidade
— náuseas
— psoríase, eczema, acne ou outro problema de pele
— problemas de açúcar no sangue ou da tiróide
— mau hálito

Se sente alguns destes sintomas, é porque não está a dar os nutrientes suficientes ao seu fígado, e organismo, para que possa fazer o processo natural fisiológico de desintoxicar.

Temos de otimizar o nosso sistema natural de detox! Perceber como é que ele funciona, se está a funcionar bem ou não. E, para tal, nada melhor que a suplementação adequada e a ajuda de um especialista.

Além do fígado, tenha em atenção ainda que:

1. para o intestino realizar o seu processo natural de detox é fundamental ir à casa de banho todos os dias. Assegure-se de que o seu intestino funciona pelo menos uma vez por dia e ajude o seu corpo a combater a prisão de ventre com a suplementação correcta. Um bom suplemento é 

2. beber muita água é essencial para limpar os rins e ajudar este orgão a desintoxicar o organismo. Se ainda não conhece, veja o suplemento

Quais os nutrientes fundamentais para o detox natural do corpo?

Deixamos-lhe ainda alguns alimentos e ervas aromáticasimportantes, que deve adicionar ao seu prato para dar suporte a uma desintoxicação eficiente do seu organismo no dia a dia:

— sementes de linhaça

— coentros e salsa

— mirtilos, framboesas, morangos (produtos biológicos, uma vez que são das frutas mais sujeitas a químicos)

— vegetais de folhas verdes como couve, brócolos, couve de Bruxelas ou couve Pak Choi

— Chá verde

— Chocolate negro

— Curcuma

 

E ainda…

2 ou 3 passos que pode ainda fazer para remover as toxinas da sua vida:

— Infusões de cardo-mariano e dente-de-leão

— sauna de infravermelhos.  

Outras opções:

Outros temas que podem ser do seu interesse:

Cuide de si.
Você merece.