Envios gratuitos acima de 30 €

AJUDA E CONSELHOS: shop@natureheals.pt | 961654507

Colagénio, a proteína do momento

pele artigo66

Os produtos exatos que precisa para obter uma pele radiante, cabelo e unhas mais saudáveis, naturalmente.

Os benefícios do colagénio na nossa saúde, especialmente da pele, estão mais que comprovados. E não é uma questão de moda na tentativa de fintar o natural envelhecimento. Explicamos-lhe aqui porque hoje se fala tanto desta proteína estrutural, que tipos de colagénio existem e porque é tão importante apostar na sua suplementação. 

Mas antes de mais, o que é o colagénio?

O colagénio é uma família de proteínas de origem animal, natural e encontrada em abundância em todo o corpo. Sendo uma proteína estrutural, é muitas vezes considerado a “cola “que ajuda a manter o corpo unido.

O papel do colagénio no corpo é simples e complexo (ao nível celular): responsável por fornecer elasticidade à pele, retardando certos sinais de envelhecimento e mantendo a integridade dos músculos, tendões, ligamentos e articulações permitindo que estes sejam mais elásticos e resistam ao alongamento. Na verdade, sabemos que existem pelo menos 28 tipos de colagénio nos vertebrados – sim, nós incluídos! – sendo que os do tipo I, II e III são os mais comuns no corpo humano.

Quando falamos de pele, o colagénio tipo I é o principal. Este representa 80% a 90% do colagénio da pele. É produzido por células chamadas fibroblastos, que são um tipo de célula mesenquimal, encontrada predominantemente na derme. Podemos encontrá-lo tanto em suplementos de colagénio marinho como bovino.

 O que causa a perda de colagénio?

Nós produzimos o nosso próprio aporte interno de colagénio, através dos fibroblastos das nossas células (isto, claro, supondo que elas têm os aminoácidos e outros blocos de construção nutricionais necessários). Este produção natural de colagénio é feita pelo corpo ao longo da vida, assim como outras substâncias naturais produzidas pelo nosso organismo.

No entanto, existem vários fatores que podem causar a perda dessa substância no corpo. De um modo geral, o colagénio diminui com a idade e os seus níveis endógenos naturais também podem ser reduzidos por fatores ambientais e stressores, como danos causados pelo sol e dietas ricas em açúcar

As duas principais camadas que compõem a pele são a epiderme e a derme. A derme contém fibroblastos (células que produzem elastina e colagénio). Para que a pele funcione normalmente e pareça jovem, a estrutura da camada dérmica deve ser mantida. Mas, à medida que envelhecemos, a estrutura sofre porque os fibroblastos envelhecidos produzem menos colagénio. Isso resulta em sinais de envelhecimento, como flacidez e linhas finas, que geralmente são mais proeminentes no rosto.

 

QUE TIPO DE COLAGÉNIO PARA A PELE DEVO ESCOLHER NUM SUPLEMENTO?

De preferência a colagénio hidrolisado do tipo I numa dosagem que dependendo da idade pode ir de 2,5 a 10 g por dia. Os peptídeos de colágeno hidrolisado são absorvidos mais facilmente pela corrente sanguínea e pelo corpo do que as moléculas de colagénio de tamanho normal.

>E quando falamos de pele o melhor é o Colágénio Verisol.

O colagénio Verisol ® é uma forma clinicamente comprovada de péptidos de colagénio hidrolisado do tipo I e tipo III (os mais presentes na pele), componentes importantes para manter uma pele saudável. Administrado por via oral, o colagénio Verisol ® influencia o metabolismo do colagénio da pele. Melhora a hidratação, a elasticidade e retarda a formação de rugas.

BENEFÍCIOS PARA A PELE COM A TOMA DO COLAGÉNIO

  • Mantém e promove a hidratação da pele

O uso regular da suplementação de colagénio, melhora os níveis de humidade da pele , mantendo-a mais hidratada quando comparado com pessoas que não tomam.

  • Promovem a produção natural de colagénio e elastina da pele

À medida que a produção de colagénio diminui, a suplementação de colagénio pode ajudar a apoiar a produção natural do corpo.

Pesquisas mostram que os peptídeos de colagénio presentes em suplementos como o colagénio Verisol ® são capazes de melhorar a  elasticidade da pele e a densidade do colagénio dérmico.

  • Suaviza a aparência de rugas finas.

Provavelmente devido a uma combinação dos fatores acima, as pesquisas demonstram que o colagénio pode melhorar a elasticidade da pele e potencialmente fazer com que as rugas finas parecerem menores. Num estudado clínico duplo-cego, randomizado e controlado por placebo verificou-se que, quando um pequeno grupo de mulheres tomou um suplemento de colagénio também formulado com ácido hialurónico e alguns outros compostos ativos, apresentaram uma melhoria significativa e mais suave das rugas.

Mas há mais!

O COLAGÉNIO TRAZ IGUALMENTE BENEFICIOS PARA CABELO E UNHAS 

Fornece ingredientes essenciais para o cabelo.

Podendo melhorar a saúde do couro cabeludo. 

O nosso cabelo é composto, principalmente, por uma proteína chamada queratina, que dá força ao cabelo.

Embora seja esquecido com muita frequência, o couro cabeludo, faz parte da sua pele. Um couro cabeludo inflamado leva a problemas de cabelo, como afinamento e fragilidade do cabelo.

Melhora a saúde das unhas, reduzindo a fragilidade.

Na mesma linha de saúde da pele e do cabelo, um estudo indica que quando os pacientes tomavam colagénio diariamente por 24 semanas,  ajudava-os a manter a saúde das unhas, notavam-se melhorias no crescimento, ficavam menos quebradiças e  e aparência também melhorava. 

Outras substânciasque são benéficas para a pele num produto com colagénio:

Muitos suplementos de colagénio contêm apenas colagénio. Mas alguns adotam uma abordagem mais holística, incluindo nutrientes sinérgicos, complementares e bioativos. Veja por que alguns dos mais comuns são adicionados ao seu pó de colagénio:

Vitaminas C e E

vitamina C desempenha um papel essencial na produção de colagénio e é uma molécula vital para a saúde da pele. Tem a capacidade de reduzir a aparência de cicatrizes, linhas finas e rugas, tom e textura de pele irregulares, manchas da idade e muito mais. 

A vitamina E é uma vitamina lipossolúvel e um antioxidante que auxilia na proteção dos danos causados pelos radicais livres.

As vitaminas C e E são nutrientes antioxidantes conhecidos que eliminam os radicais livres e combatem o estresse oxidativo para ajudar a manter a saúde da pele e do intestino saudáveis. Ao mesmo tempo, promovem o envelhecimento saudável em geral.

Ácido hialurónico

O ácido hialurónico é outra molécula encontrada na pele que trabalha para mantê-la gorda e bem hidratada. Ele preenche os espaços entre as células. Embora seja certamente mais famosa pelos seus benefícios para a pele, a molécula também mantém as articulações e outros tecidos bem lubrificados. Infelizmente, assim como o colagénio, a sua produção diminui à medida que envelhecemos. As formas ingeríveis de AH demonstraram melhorar a hidratação da pele.

Biotina

A biotina pertence ao grupo das vitaminas B, também conhecida como vitamina B7. Mantém a pele saudável, o cabelo e as mucosas. 

Acredita-se que a biotina promove o crescimento saudável do cabelo porque está envolvida na produção de queratina, o principal componente do cabelo.

Quanto tempo demoramos a notar efeitos na pele?

Segundo as pesquisas, para obtermos os benefícios descritos na pele precisamos da toma de 12 semanas consecutivas. No entanto depende da individualidade de cada um. Este estudo descobriu que os pacientes que tomaram um suplemento de colagénio experimentaram maior elasticidade, hidratação e densidade da pele. 

Outro descobriu que os entrevistados experimentaram uma textura de pele mais suave. Este estudo mediu os resultados relacionados à pele (como hidratação, elasticidade e rugas) em seis e 12 semanas, com resultados significativos na última.

Alguns estudos sugerem que você pode ver os resultados mais cedo. Este estudo disse que eles encontraram um aumento estatisticamente significativo da elasticidade da pele em quatro semanas.* Outro sugere que os resultados foram ainda maiores em oito semanas.

Colagénio em pó ou em comprimidos – há diferenças?
 
O uso do pó é mais vantajoso, visto a absorção ser mais rápida e conseguir-se administrar maior quantidade de colagénio.

“E lembre-se, invista na sua pele. Ela irá representá-la por muitos e muitos anos!”

 Opções que lhe podem interessar:

Outros temas que podem ser do seu interesse:

Cuide de si.
Você merece.

Vamos falar

Abrir chat WhatsApp.
1
Olá. Podemos ajudar?
Nature Heals
Olá.
Como podemos ajudar?