6 plantas de outono medicinais essenciais para prevenir gripes + constipações

WhatsApp Image 2021 11 24 at 18.58.17

O outono é para retornar às nossas raízes e ir para dentro com energia. É um ótimo momento para fazer um balanço da nossa vida e saúde, desacelerar a atividade frenética que nos proporciona a energia solar do verão e nutrir o corpo de uma forma mais profunda. A medicina ayurveda e a medicina tradicional chinesa encorajam-nos a mudar a nossa dieta e estilo de vida de acordo com a mudança das estações.

Os medicamentos fitoterápicos são realmente poderosos aliados no aumento da imunidade e na prevenção da gripe nesta época. Eles podem (e devem) constituir a sua principal escolha para a saúde e a cura, junto com dieta, descanso e um estilo de vida mais saudável. Muitas plantas têm poderosos efeitos antivirais e de reforço do sistema imunológico, com efeitos bastante seguros e suaves no seu corpo.

E que melhor maneira de fazer isso do que com ervas medicinais centradas no outono? Incluindo também algumas raízes e cogumelos que estimulam o sistema imunológico e que realmente são outonais. Estas plantas de outono podem ser incluídas nas suas refeições, em infusões e como remédios naturais. 

Cogumelos medicinais:   

Os próprios cogumelos precisam de compostos antibacterianos e antivirais para sobreviver na natureza, portanto, eles abrigam naturalmente muitas dessas substâncias. Têm constituintes poderosos chamados beta-D-glucanos, beta-glicosídeos e outras substâncias que foram determinadas em algumas pesquisas, e que estimulam significativamente o nosso sistema imunológico inato. Alguns cogumelos são fontes ricas de selénio, magnésio e zinco, os quais podem desempenhar um papel direto ou indireto nas suas propriedades anti-influenza. 

Deve incluir mais cogumelos medicinais na sua dieta e no seu Kit de remédios de plantas nesta época do ano. 

– Estes são quatro cogumelos que deve procurar sempre que necessita otimizar a imunidade: 

Shiitake
Os cogumelos shiitake são um alimento básico da culinária asiática e são fáceis de encontrar nos supermercados. Os Shiitake inteiros, bem como suas frações purificadas, mostraram ter atividades antivirais contra o vírus da hepatite C, vírus do herpes simplex e vírus da imunodeficiência humana HIV, bem como o influenza (gripe). 
Os cogumelos shiitake são especialmente saborosos (nem todos os cogumelos medicinais têm um gosto tão delicioso!). Outros tipos de cogumelos adaptogéneos incluem reishi, maitake e cordyceps que podem ser ingeridos em pó, cápsula ou tintura.  
Ao estimular as células natural killer no sistema imunológico humano, bem como diminuir a replicação viral, certos cogumelos podem ser benéficos quando está a lutar contra uma gripe ou constipação.  

Reishi
Outro fungo antiviral é o cogumelo reishi lenhoso e, portanto, não comestível. O Reishi é reconhecido como um “cogumelo da imortalidade” medicinal há milhares de anos. Tem a capacidade de combater muitos vírus, como herpes, Epstein-Barr e hepatite. Também foi descoberto que é eficaz em matar o vírus da gripe A, que causa muitos surtos de gripe ao longo da temporada, incluindo a cepa H1N1, muito virulenta e perigosa da gripe. Pode ser tomado em extrato em cápsulas, tintura ou pó. 

Maitake 
Num estudo japonês, o extrato do cogumelo maitake inibiu significativamente a replicação do vírus influenza A, e estimulou a produção de citocinas antivirais como o TNF-alfa. Curiosamente, o maitake ficou ainda mais poderoso quando combinado com o extrato de cogumelo shiitake. Tanto o shiitake quanto o maitake são cogumelos comestíveis que podem ser facilmente adicionados à nossa dieta, mas também podem ser encontrados na forma de tintura e cápsulas.

Cordyceps 
Embora o cogumelo cordycep não seja tecnicamente um cogumelo, mas um fungo parasita, ele é considerado uma “cura para tudo” em muitas culturas ancestrais. Os cordyceps são conhecidos por serem antifúngicos e antibacterianos, além de melhorarem a fadiga e a libido.

Acredita-se que o efeito anti-influenza do extrato de cordyceps seja impulsionado pelo aumento da atividade das células natural killer junto com outras citoquinas que matam vírus. Além disso, foi demonstrado que o cordyceps melhora a saúde pulmonar ao diminuir a inflamação na asma crónica e noutras doenças pulmonares.

Equinácea  
Esta planta da medicina natural é, provavelmente, das mais conhecidas entre todos nós e das mais usadas como prevenção de gripes e constipações. Não é de estranhar! Foi demonstrado que ela reduz a gravidade e a duração das constipações. A Equinácea é um imunomodulador natural, com propriedades antibacterianas e antivirais. Contém polissacarídeos que aumentam a produção de glóbulos brancos do corpo, que ajudam a combater as infeções.
Também tem a função de bloquear a libertação de citocinas inflamatórias, que perpetuam ainda mais as infecções virais e retardam o processo de cura do corpo.
Se é daquelas pessoas que fica doente a cada temporada de gripe, tome-o em forma de cápsulas quando chegar o Outono e vai-se surpreender ao descobrir que raramente fica doente!
A Equinácea está disponível na forma de tintura ou comprimido, tornando-a muito fácil de obter como dose diária necessária para a sua imunidade.

Raiz de astrágalo
Esta raiz é uma planta adaptogénea, utilizada ao longo dos séculos pela medicina tradicional chinesa. Conhecida pelas suas propriedades imunomodeladoras, capacidade que lhes é adquirida através dos seus polissacáridos complexos. É eficaz para lutar contra vírus e bactérias invasoras. Pesquisas recentes confirmam a sua capacidade de combater o vírus da gripe. Pode encontrar o astrágalo em cápsulas, tinturas ou em pó para adicionar aos chás e batidos. 

Alho:  
A alicina, o principal composto ativo do alho, tem propriedades protetoras que impedem o desenvolvimento de pneumonia e infeções como sinusite. Foi comprovado em dois ensaios clínicos separados que a suplementação de alho preveniu e diminuiu a duração total das gripes e constipações, assim como a gravidade dos sintomas como dores de garganta, de cabeça e febre. Use alho biológico fresco e acrescente às suas receitas nos últimos minutos de cozedura, para conservar a alicina. A melhor maneira de usá-lo é incluir dois a três dentes de alho nos seus pratos todos os dias – em sopas ou recém-espremidos em molhos para salada (ex: pesto e guacamole).

Sabugueiro:  
O sabugueiro contém quercetina, um antioxidante com efeitos anti-histamínicos e antiinflamatórios. Estes compostos ativos tem um “efeito inibitório moderado”, durante os estágios iniciais e a capacidade potencial de impedir que um vírus entre no corpo e se replique, além de aumentar a resposta imunológica.É uma erva que aquece, adorada por crianças e adultos. A melhor forma de usar é na forma de xarope ou tintura. Os estudos demonstraram que o extrato de sabugueiro pode diminuir significativamente a duração da gripe e, ao mesmo tempo, diminuir a necessidade de medicação, quando comparado ao placebo.  

Gengibre:  
O gengibre é um poderoso anti-histamínico e descongestionante que atua contra os sintomas das constipações. Tem efeitos antimicrobianos. Pesquisas mostram que o gengibre impede o crescimento de vírus, bem como bactérias e fungos.A raiz (rizoma) da planta do gengibre tem sido usada para fins medicinais há milhares de anos para aquecer o corpo, vencer arrepios, reduzir dores e desconfortos digestivos e constipações. O gengibre orgânico pode ser usado fresco ou em pó. Faça um shot logo pela manhã, acrescente a smoothies ou outras receitas, ou prepare um chá.

_Siga a receita:
Para fazer chá de gengibre, use 1 colher de sopa de raiz de gengibre ralada na hora e ponha em infusão com 2 chávenas de água previamente aquecida a 100 °C e tape, por 10 minutos. Coe e acrescente uma rodela de limão e uma colher de mel cru.

Faça uma Mistura! 
Toma as mesmas ervas medicinais o ano todo? Pode ser hora de mudar a sua rotina e mudar as suas escolhas diárias de acordo com as estações. Neste outono, carregue-se de raízes nutritivas e cogumelos medicinais que aumentam o sistema imunológico para uma mudança de ritmo, menos uso de medicamentos – e uma temporada mais saudável.

Desejamos-lhe saúde durante a época de gripe.

Outros temas que podem ser do seu interesse:

Cuide de si.
Você merece.